Proposta Pedagógica

Missão Educacional

A missão educacional pressupõe FORMAR pessoas independentes e responsáveis, capazes de CRER na vida e COMPREENDER a realidade, nela ATUAR, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade. Que este cidadão possa TRANSFORMAR a informação em conhecimento, UTILIZAR adequadamente seus valores, talentos e as tecnologias e PROMOVER realmente resultados de valor à sociedade.

Visão

Sermos reconhecidos como REFERÊNCIA em instituição educacional, buscando a VANGUARDA DAS TRANSFORMAÇÕES, aprimorando a QUALIDADE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS e cumprindo nossa RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Valores

Consciência de si e do outro;

Relações éticas;

Trabalho cooperativo;

Melhoramento contínuo.

Base Pedagógica

Saber CONHECER;

Saber FAZER;

Saber SER;

Saber CONVIVER.

Nós, da Escola Jardim Anchieta queremos:

  • A vitalidade que propicia renovação constante em busca da qualidade;
  • A sensibilidade que percebe os mais delicados sentimentos;
  • A ternura que acolhe amorosamente a todas as pessoas;
  • A sabedoria que revela o caminho da verdade;
  • A firmeza que rejeita o que é contra a vida;

Desejamos que nossos alunos aprendam:

  • A necessidade do questionamento;
  • A alegria da descoberta;
  • O valor da crítica consequente;
  • A coragem da denúncia;
  • O poder de ação;

o crescimento é o valor que fundamenta a educação

Esse valor fundamental será trabalhado em três dimensões:

Consciência de si

A primeira dimensão – CONSCIÊNCIA DE SI – é o ponto de partida para o crescimento global da pessoa. Nasce no momento em que a pessoa aceita sua condição humana e se torna consciente de que é responsável maior pelo seu próprio crescimento. A consciência de si deve ser aprimorada em três níveis, simultaneamente: no nível físico, no nível emocional e no nível intelectual.
Nível físico
Nível emocional
Nível intelectual
Nível físico

No nível físico, queremos criar condições para que a pessoa desenvolva:

  • A compreensão do corpo como parte integrante da natureza, como manifestação da vida;
  • A identificação com o próprio corpo – atenção, percepção, aceitação e valorização; a percepção da importância do condicionamento físico, da energia e da vitalidade;
Nível emocional

No nível emocional, queremos criar condições para que a pessoa seja capaz de:

  • Valorizar os sentimentos;
  • Expressá-los livremente;
  • Ampliar a percepção do que é sentido.
Nível intelectual

No nível intelectual, queremos criar condições para que a pessoa aprenda a:

  • Compreender a importância da atividade intelectual como forma de processamento da experiência e alcance de estágios cada vez mais aprimorados de desenvolvimento;
  • Organizar e compreender a sua própria experiência, definindo a partir dela, metas e programas;
  • Avaliar, com autonomia e lucidez, os resultados das ações e programas implementados;
  • Recombinar e relacionar globalmente dados da sua experiência de forma a criar respostas novas.

Relacionamento com o outro

A segunda dimensão – O RELACIONAMENTO COM O OUTRO – é determinante do processo pelo qual as pessoas se ajudam a crescer. Dentro dessa dimensão, nos propomos a criar condições para que a pessoa:
  • Perceba a importância do relacionamento como fator de crescimento;
  • Desenvolva formas efetivas de comunicação, expressando e discutindo com clareza processos e resultados de sua própria experiência;
  • Admita que os outros tenham e expressem ideias e valores diferentes;
  • Seja flexível, considerando as controvérsias como oportunidade de desenvolvimento;
  • Perceba sua responsabilidade social, compreendendo que as suas ações individuais se refletem nos outros;
  • Compreenda a importância do trabalho como meio de aquisição de recursos materiais para garantir, com dignidade, a vida das pessoas; fator de crescimento emocional e intelectual do ser humano; e elemento que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
  • Acolha o outro como pessoa em desenvolvimento.

CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE / PLANETA

A terceira dimensão do desenvolvimento pessoal – CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE / PLANETA – origem e meta do processo educacional, traduz-se na compreensão profunda da essência da vida. Nesse sentido queremos propiciar à pessoa experiências que favoreçam:
  • A compreensão do ser vivo como único e integrante de um todo;
  • O encontro da pessoa com a sua razão de ser com a razão de ser de cada coisa;
  • O reconhecimento de que o homem é potencialmente um ser ilimitado.

A nossa missão educacional é uma proposta flexível de desenvolvimento da pessoa em dimensões humanas por nós consideradas fundamentais. Tais dimensões, aqui separadas para efeito didático, são, na realidade, fatores que se interagem e se integram num todo.

Não pretendemos definir um padrão para a formação do indivíduo. Desejamos, porém, criar, nele, em meio à mutabilidade e aos relativismos característicos do processo vital, pontos de referência e valores fundamentados na sua experiência pessoal.

Estes três valores fundamentais para o processo educacional devem ser potencializados com a identificação de quais habilidades e competências o aluno apresenta de maneira individualizada e que tipos de inteligências ele consegue desenvolver e transitar de maneira que se sinta mais confortável.

O psicólogo norte-americano Howard Gardner, no ano de 1982, em sua Teoria das Múltiplas Inteligências, tornou-se conhecido mundialmente ao apresentar o modelo que contestava os métodos clássicos da época que mensuravam a capacidade cognitiva dos indivíduos. Segundo o pesquisador, possuímos de oito a nove tipos de inteligências diferentes, algumas desenvolvidas e outras não. O que Gardner enfatiza é o DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES, além das escolásticas e que de modo geral podem evidenciar qualidades e competências do ser humano. As Múltiplas Inteligências são o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências. São elas: Linguística; Lógico-matemática; Espacial; Corporal-cinestésica; Interpessoal; Intrapessoal; Naturalística e Musical.

Embora haja competências, são raros aqueles que conseguem desenvolver os oito tipos de inteligência. Assim, cabe identificar no educando em que perfil ele se identifica para auxiliá-lo na compreensão das três dimensões acima citadas como um todo.

Com base nas Inteligências identificadas, o Colégio Jardim Anchieta acredita que é seu papel criar um ambiente favorável para aprimorar e desenvolver as competências do educando, independentemente do seu perfil, pois seu potencial infinito deve ser amplamente estimulado e algumas COMPETÊNCIAS são essenciais para alcance do sucesso. Entre elas, destacamos primordialmente:

Liderança
Automotivação
Trabalho em equipe
Criatividade
Comunicação efetiva
Capacidade de negociação
Adaptabilidade
Busca por conhecimentos
Bom humor
Relacionamento interpessoal
Liderança

A capacidade de liderar, extraindo o melhor de cada talento para alcance de resultados e fazendo com que todas as pessoas consigam trabalhar em sinergia, fazendo com que o aluno produza trabalhos melhores e com que seus componentes tenham mais qualidade de vida no âmbito escolar e pessoal. O educando é o PROTAGONISTA de suas atitudes.

Automotivação

A automotivação é a capacidade de manter-se motivado mesmo diante das adversidades e desafios que por ventura possam aparecer. Tornar um cenário ruim em algo positivo a partir de sua própria motivação e força de vontade.

Trabalho em equipe

Ter habilidades para realizar trabalhos em conjunto, flexibilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas e uma postura colaborativa é fundamental. O trabalho em equipe é fundamental, uma vez que um time deve trabalhar como um conjunto de engrenagens, onde todos colaboram e cada um faz sua parte para aumentar o desempenho de suas tarefas.

Criatividade

Esta é uma das qualidades onde o aluno mostra sua capacidade de inovação para propor soluções, criar oportunidades e ousar fazer diferente. As pessoas criativas conseguem identificar resoluções alternativas para problemas que possam acontecer, além de terem o talento para criarem novos métodos de estudo / trabalho.

Comunicação efetiva

É determinante para o aluno usar bem a oratória para expressar suas ideias com clareza, de modo que sua mensagem seja bem compreendida, tanto por seus colegas de sala como por seus professores e família.

Capacidade de negociação

Fazer gestão efetiva de situações de conflito, buscando sempre um entendimento pacífico, visando manter o bom clima entre colegas, professores e familiares.

Adaptabilidade

As mudanças acontecem e acompanhá-las é preciso. Ser aberto a novo métodos de estudo, ideias, trabalho e desafios é uma característica de extremo valor no mundo contemporâneo, deixando de lado a reação natural de resistir ao novo, pois são nas situações mais incômodas que mais crescemos.

Busca por conhecimentos

Sair da zona de conforto e fugir da estagnação estando sempre em busca de desenvolvimento.

Bom humor

Felicidade traz produtividade. É essencial buscar o equilíbrio emocional, cultivar emoções positivas e ter bom humor. Isso torna a convivência mais harmônica e os resultados melhores, trazendo mais leveza no estudo / trabalho e irá contribuir para um clima favorável dentro do ambiente escolar.

Relacionamento interpessoal

Relacionar-se de forma efetiva, garante a empatia com toda a comunidade escolar, possibilita minimizar os conflitos, estabelecer novos amigos e obter colaboração em seus estudos e projetos.

Com estas competências sendo estimuladas e desenvolvidas, proporcionamos que os alunos do CJA tenham diferenciais, buscando um constante aprimoramento e estando sempre atualizados, viabilizando comportamentos e habilidades especialmente desejados num futuro profissional destes educandos.

Matrículas Abertas

Venha fazer parte da família Jardim Anchieta. O período de matrículas inicia-se em 18/09.
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