Proposta Pedagógica

Missão Educacional

A missão educacional pressupõe FORMAR pessoas independentes e responsáveis, capazes de CRER na vida e COMPREENDER a realidade, nela ATUAR, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade. Que este cidadão possa TRANSFORMAR a informação em conhecimento, UTILIZAR adequadamente seus valores, talentos e as tecnologias e PROMOVER realmente resultados de valor à sociedade.

Visão

Sermos reconhecidos como REFERÊNCIA em instituição educacional, buscando a VANGUARDA DAS TRANSFORMAÇÕES, aprimorando a QUALIDADE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS e cumprindo nossa RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Valores

Consciência de si e do outro;

Relações éticas;

Trabalho cooperativo;

Melhoramento contínuo.

Base Pedagógica

Saber CONHECER;

Saber FAZER;

Saber SER;

Saber CONVIVER.

Nós, da Escola Jardim Anchieta queremos:

  • A vitalidade que propicia renovação constante em busca da qualidade;
  • A sensibilidade que percebe os mais delicados sentimentos;
  • A ternura que acolhe amorosamente a todas as pessoas;
  • A sabedoria que revela o caminho da verdade;
  • A firmeza que rejeita o que é contra a vida;

Desejamos que nossos alunos aprendam:

  • A necessidade do questionamento;
  • A alegria da descoberta;
  • O valor da crítica consequente;
  • A coragem da denúncia;
  • O poder de ação;

o crescimento é o valor que fundamenta a educação

Esse valor fundamental será trabalhado em três dimensões:

Consciência de si

A primeira dimensão – CONSCIÊNCIA DE SI – é o ponto de partida para o crescimento global da pessoa. Nasce no momento em que a pessoa aceita sua condição humana e se torna consciente de que é responsável maior pelo seu próprio crescimento. A consciência de si deve ser aprimorada em três níveis, simultaneamente: no nível físico, no nível emocional e no nível intelectual.

Relacionamento com o outro

A segunda dimensão – O RELACIONAMENTO COM O OUTRO – é determinante do processo pelo qual as pessoas se ajudam a crescer. Dentro dessa dimensão, nos propomos a criar condições para que a pessoa:
  • Perceba a importância do relacionamento como fator de crescimento;
  • Desenvolva formas efetivas de comunicação, expressando e discutindo com clareza processos e resultados de sua própria experiência;
  • Admita que os outros tenham e expressem ideias e valores diferentes;
  • Seja flexível, considerando as controvérsias como oportunidade de desenvolvimento;
  • Perceba sua responsabilidade social, compreendendo que as suas ações individuais se refletem nos outros;
  • Compreenda a importância do trabalho como meio de aquisição de recursos materiais para garantir, com dignidade, a vida das pessoas; fator de crescimento emocional e intelectual do ser humano; e elemento que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
  • Acolha o outro como pessoa em desenvolvimento.

CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE / PLANETA

A terceira dimensão do desenvolvimento pessoal – CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE COM A SOCIEDADE / PLANETA – origem e meta do processo educacional, traduz-se na compreensão profunda da essência da vida. Nesse sentido queremos propiciar à pessoa experiências que favoreçam:
  • A compreensão do ser vivo como único e integrante de um todo;
  • O encontro da pessoa com a sua razão de ser com a razão de ser de cada coisa;
  • O reconhecimento de que o homem é potencialmente um ser ilimitado.

A nossa missão educacional é uma proposta flexível de desenvolvimento da pessoa em dimensões humanas por nós consideradas fundamentais. Tais dimensões, aqui separadas para efeito didático, são, na realidade, fatores que se interagem e se integram num todo.

Não pretendemos definir um padrão para a formação do indivíduo. Desejamos, porém, criar, nele, em meio à mutabilidade e aos relativismos característicos do processo vital, pontos de referência e valores fundamentados na sua experiência pessoal.

Estes três valores fundamentais para o processo educacional devem ser potencializados com a identificação de quais habilidades e competências o aluno apresenta de maneira individualizada e que tipos de inteligências ele consegue desenvolver e transitar de maneira que se sinta mais confortável.

O psicólogo norte-americano Howard Gardner, no ano de 1982, em sua Teoria das Múltiplas Inteligências, tornou-se conhecido mundialmente ao apresentar o modelo que contestava os métodos clássicos da época que mensuravam a capacidade cognitiva dos indivíduos. Segundo o pesquisador, possuímos de oito a nove tipos de inteligências diferentes, algumas desenvolvidas e outras não. O que Gardner enfatiza é o DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CAPACIDADES, além das escolásticas e que de modo geral podem evidenciar qualidades e competências do ser humano. As Múltiplas Inteligências são o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências. São elas: Linguística; Lógico-matemática; Espacial; Corporal-cinestésica; Interpessoal; Intrapessoal; Naturalística e Musical.

Embora haja competências, são raros aqueles que conseguem desenvolver os oito tipos de inteligência. Assim, cabe identificar no educando em que perfil ele se identifica para auxiliá-lo na compreensão das três dimensões acima citadas como um todo.

Com base nas Inteligências identificadas, o Colégio Jardim Anchieta acredita que é seu papel criar um ambiente favorável para aprimorar e desenvolver as competências do educando, independentemente do seu perfil, pois seu potencial infinito deve ser amplamente estimulado e algumas COMPETÊNCIAS são essenciais para alcance do sucesso. Entre elas, destacamos primordialmente:

Com estas competências sendo estimuladas e desenvolvidas, proporcionamos que os alunos do CJA tenham diferenciais, buscando um constante aprimoramento e estando sempre atualizados, viabilizando comportamentos e habilidades especialmente desejados num futuro profissional destes educandos.

Matrículas Abertas

Venha fazer parte da família Jardim Anchieta. O período de matrículas inicia-se em 18/09.
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